SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Turismo e terceiro sector: sinergias para o desenvolvimento turístico responsável?Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

UGURLU, Kaplan; AKAY, Bayram  y  DEMIREL, Sevda. O efeito da COVID-19 nos custos operacionais: a perspetiva dos gerentes de hotéis em Antalya, Turquia. TMStudies [online]. 2022, vol.18, n.1, pp.17-27.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2022.180102.

Este artigo tem como objetivo determinar se o coronavírus (COVID-19) causa aumento de custos nas empresas de alojamento e, em caso positivo, quais são esses custos. Para além disso, foram consideradas as perspetivas executivas sobre os orçamentos operacionais para 2020, as taxas de ocupação, a rentabilidade, a decisão de permanecer fechado ou aberto e as expectativas para o ano seguinte. O estudo de caso utilizou um método de pesquisa qualitativa, um desenho múltiplo de casos holísticos e entrevistas semiestruturadas para a obtenção de dados. Foram entrevistados dez gerentes de hotéis de quatro e cinco estrelas em Kemer, Antalya. A COVID-19 revelou os custos associados à segurança dos hotéis, medidas de saúde, higiene e limpeza e ferramentas tecnológicas. Além disso, as restrições legais reduziram a estação turística nos hotéis de oito para quatro meses. As taxas de ocupação permaneceram entre 45 e 60%. Além disso, houve um desvio negativo de 60% nas metas orçamentais das empresas. Os gerentes de hotéis estavam mais preocupados em alcançar um ponto de equilíbrio, manter o emprego dos funcionários e a imagem dos hotéis do que em alcançar os lucros esperados.

Palabras clave : COVID-19; custos operacionais; efeito da COVID-19; gestores hoteleiros; Antalya.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )