SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: an analysis of selected European markets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

GRACA, André Rui; BANHA, Francisco  and  BANHA, Francisco Miguel. Turismo videográfico no Centro de Portugal: Produção e impacto de vídeos promocionais. TMStudies [online]. 2022, vol.18, n.1, pp.41-50.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2022.180104.

O conceito de turismo cinematográfico refere-se a viagens para determinados destinos motivadas pelo visionamento de filmes, séries de TV e vídeos promocionais. A exposição a imagens cativantes atrai turistas, o que impulsiona as economias locais e o empreendedorismo. O turismo videográfico (que diz respeito principalmente a vídeos promocionais), ramo do turismo cinematográfico, necessita de ser mais explorado. O caso português, no que concerne tanto ao turismo cinematográfico como ao videográfico, também precisa de ser mapeado. O objetivo deste estudo é duplo: discutir e explorar as temáticas do turismo cinematográfico e videográfico em Portugal; e fornecer informações sobre vídeos promocionais divulgados pelo Turismo Centro de Portugal. Começaremos por apresentar uma visão geral sobre esses dois conceitos. Posteriormente, abordaremos o caso português e explicaremos as estratégias adotadas para potenciar os fenómenos de turismo cinematográfico e videográfico. Por fim, faremos um apanhado dos vídeos do Turismo do Centro e veremos como se enquadram no contexto mais amplo de comunicação da organização. A exploração deste caso de estudo irá ajudar-nos a vislumbrar como a estratégia na qual esses vídeos estão inseridos poderá ajudar a região na recuperação económica pós-pandémica.

Keywords : Turismo; Portugal; vídeos promocionais; turismo videográfico; produção cinematográfica; empreendedorismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )