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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466
Resumo
GRACA, André Rui; BANHA, Francisco e BANHA, Francisco Miguel. Turismo videográfico no Centro de Portugal: Produção e impacto de vídeos promocionais. TMStudies [online]. 2022, vol.18, n.1, pp.41-50. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2022.180104.
O conceito de turismo cinematográfico refere-se a viagens para determinados destinos motivadas pelo visionamento de filmes, séries de TV e vídeos promocionais. A exposição a imagens cativantes atrai turistas, o que impulsiona as economias locais e o empreendedorismo. O turismo videográfico (que diz respeito principalmente a vídeos promocionais), ramo do turismo cinematográfico, necessita de ser mais explorado. O caso português, no que concerne tanto ao turismo cinematográfico como ao videográfico, também precisa de ser mapeado. O objetivo deste estudo é duplo: discutir e explorar as temáticas do turismo cinematográfico e videográfico em Portugal; e fornecer informações sobre vídeos promocionais divulgados pelo Turismo Centro de Portugal. Começaremos por apresentar uma visão geral sobre esses dois conceitos. Posteriormente, abordaremos o caso português e explicaremos as estratégias adotadas para potenciar os fenómenos de turismo cinematográfico e videográfico. Por fim, faremos um apanhado dos vídeos do Turismo do Centro e veremos como se enquadram no contexto mais amplo de comunicação da organização. A exploração deste caso de estudo irá ajudar-nos a vislumbrar como a estratégia na qual esses vídeos estão inseridos poderá ajudar a região na recuperação económica pós-pandémica.
Palavras-chave : Turismo; Portugal; vídeos promocionais; turismo videográfico; produção cinematográfica; empreendedorismo.