SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Adoption of renewable energy innovations among hoteliers in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

PEKERşEN, Yeliz  and  CANOZ, Fatma. Atitudes dos turistas em relação aos comportamentos de compra de produtos verdes: o papel das variáveis demográficas. TMStudies [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.7-16.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2022.180401.

Produtos verdes não prejudicam o meio ambiente ou os recursos naturais e possibilitam a reciclagem. Dado que turistas com características demográficas diferentes têm necessidades diferentes, consequentemente também têm atitudes diferentes em relação aos produtos verdes. Este estudo centra-se no comportamento de compra de produtos verdes dos turistas. O presente estudo tem como objetivo determinar se os comportamentos de compra de produtos verdes pelos turistas diferem de acordo com as suas varáveis demográficas. Um questionário foi aplicado a 418 touristas que visitaram Istambul. Os resultados mostram que as variáveis demográficas estado civil e rendimento afetam os seus comportamentos de compra de produtos verdes, ao passo que outras variáveis demográficas não afetam as preferências de compra de produtos verdes nem a sua sensitividade ambiental. Os resultados demonstram que os turistas solteiros são mais sensíveis ao meio ambiente do que os turistas casados. Para além disso, os indivíduos com rendimentos mais elevados estavam dispostos a pagar mais por produtos verdes de acordo com o seu poder de compra.

Keywords : Produtos verdes; compra de produtos verdes; comportamento do consumidor; atitudes pro-ambientais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )