SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Atitudes dos turistas em relação aos comportamentos de compra de produtos verdes: o papel das variáveis demográficas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

SILVA, Luís. Adoção de inovações de energias renováveis entre os hoteleiros em Portugal. TMStudies [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.17-26.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2022.180402.

Este artigo analisa as perceções e atitudes dos proprietários e/ou gestores relativamente à adoção de inovações de energias renováveis nos hotéis em Portugal, bem como os fatores que influenciam a adoção. O estudo baseia-se num inquérito aos hoteleiros realizado por e-mail em 2022 (n = 208). Os resultados demonstram, em primeiro lugar, que apesar das perceções positivas dos inquiridos sobre as energias renováveis, o nível de adoção de inovações em energias renováveis é baixo. Em segundo lugar, as razões apresentadas para este diferencial relacionam-se principalmente com fatores de mercado desfavoráveis. Em terceiro lugar, os fatores de mercado têm uma influência estatisticamente significativa na adoção, enquanto as características dos hotéis e dos hoteleiros, a opinião destes sobre a necessidade de reduzir a pegada de carbono e o tipo de propriedade do hotel não têm influência significativa.

Palavras-chave : Inovação de energia renovável; perceções dos hoteleiros; investimento; barreiras; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )