SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O papel das emoções humanas na experiência turística memorável e na intenção de revisitar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

ŞEKER, Ferhat; KADIRHAN, Gökhan  y  ERDEM, Ahmet. Os fatores que afetam o uso de aplicativos móveis de turismo. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.7-14.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190101.

O estudo visa determinar os fatores que afetam o comportamento de uso de aplicativos móveis de turismo. Ao contrário de estudos anteriores, o presente trabalho destaca os fatores chave ao avaliar as vantagens percebidas e a autoeficiência tecnológica conjuntamente. Para avaliar a qualidade geral de medida e testar as relações hipotéticas, foi aplicada uma abordagem em dois passos. Na primeira etapa, foi utilizada a análise fatorial confirmatória (CFA) para testar a validade das escalas de medida. Em seguida, o conjunto de dados foi analisado usando o método PLS-SEM para testar as hipóteses propostas. Os dados foram coletados de 213 participantes adultos através de um inquérito online. O estudo revelou que o ganho de tempo é um determinante chave com o maior coeficiente beta (0,335, p<0,01). Os efeitos da conveniência (0,293) e da autoeficiência tecnológica (0,201) também foram significativos e positivos. No entanto, a vantagem financeira percebida não tem um efeito significativo no comportamento de uso de aplicativos móveis de turismo. Dado o crescente valor e potencial de mercado de aplicativos móveis, esta pesquisa fornece evidências empíricas cruciais para desenvolvedores de aplicativos e investigadores de turismo.

Palabras clave : Aplicativos móveis de turismo; apps de turismo; comportamento do utilizador; autoeficiência tecnológica; turismo e tecnologia; TIC no turismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )