SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Examining transaction-specific satisfaction and trust in Airbnb and hotels. An application of BERTopic and Zero-shot text classification índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

KEMENT, Üzeyir; CAVUşOğLU, Sinan; CALıK, Ismail  e  DURMAZ, Yakup. O efeito do valor ambiental e visão de mundo ecológica na atitude eco-recreativa: um estudo na Turquia. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.7-19.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190201.

Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do valor ambiental e da visão ecológica nas atitudes eco-recreativas. Nos últimos anos, a poluição relacionada com os seres humanos aumentou gravemente. Por isso, é crucial explicar as atitudes eco-recreativas dos participantes, com ênfase em como essas atitudes suportam a vida natural. Outro indicador da importância deste estudo é que ele explica as premissas da atitude. O valor ambiental foi examinado em três subfatores: biosférico, altruísta e egoísta. Além disso, a atitude eco-recreativa tem três subfatores, que são afetivo, cognitivo e comportamental. A população de estudo consistiu em indivíduos que participaram em atividades eco-recreativas na Turquia. Os dados foram recolhidos através de um questionário utilizando o método de amostragem por conveniência. As análises foram realizadas utilizando o SmartPLS. Os resultados mostraram que o valor biosférico (positivo) e o valor egoísta (negativo) tiveram um efeito na visão ecológica, enquanto a visão ecológica teve um efeito positivo na atitude afetiva, cognitiva e comportamental. Além disso, o valor altruísta não teve um efeito significativo na visão ecológica.

Palavras-chave : Ecoreação; Valor Ambiental; Visão de Mundo Ecológica; Atitude Eco-recreativa; Recreação; Turismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )