SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Entregando la Agenda Europea de Competencias: la importancia de las habilidades sociales para una industria turística y hotelera sostenibleA influência do assédio no local de trabalho no desempenho dos funcionários de hotéis: o papel mediador da inteligência emocional e resiliência psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

RODRIGUES, Ana Paula; BARREIRA, Marta; MADEIRA, Carlos Rui  y  VIEIRA, Isabel. O papel do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores das organizações do sector público local. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.41-57.  Epub 30-Sep-2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190303.

O objetivo deste artigo é alargar os conhecimentos sobre as relações entre marketing interno (IM), satisfação profissional, compromisso organizacional, confiança organizacional e desempenho profissional, propondo e testando um modelo sobre o papel do IM nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. A recolha de dados foi realizada utilizando um questionário aplicado aos colaboradores do sector público local português. Foram obtidos e tratados um total de 565 questionários válidos utilizando a técnica de modelação de equações estruturais. Os resultados mostram que o MI influencia positiva e diretamente a satisfação profissional, o comprometimento organizacional, e a confiança organizacional, mas não diretamente o desempenho profissional. O desempenho no trabalho é influenciado pelo comprometimento organizacional e pela confiança organizacional, mas não pela satisfação no trabalho. Contudo, o efeito indireto da satisfação no trabalho sobre o desempenho no trabalho, mediado pelo comprometimento e confiança organizacional, é significativo. Por sua vez, a satisfação no trabalho influencia diretamente o comprometimento organizacional, o que por sua vez tem um impacto direto na confiança organizacional. Tanto quanto sabemos, é a primeira vez que o estudo da relação entre MI e a confiança organizacional foi investigado no contexto do sector público local. Espera-se que os resultados tenham dado mais um passo na investigação dos efeitos do IM neste sector, contribuindo para a investigação futura nas literatures sobre marketing interno e gestão pública.

Palabras clave : Marketing interno; satisfação profissional; comprometimento organizacional; confiança organizacional; desempenho profissional; sector público local.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )