SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The influence of workplace bullying on the performance of hotel employees: the mediating role of emotional intelligence and psychological resilience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

BROEDER, Peter. Revelação de informações pessoais e confiança na economia partilhada: uma comparação intercultural. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.73-82.  Epub Sep 30, 2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190305.

O Airbnb é um dos negócios de crescimento mais rápido na economia partilhada. Neste mercado online, os anfitriões podem listar seus quartos extras, apartamentos ou casas como acomodações para os hóspedes do Airbnb em troca de dinheiro. Como os clientes tendem a ser cuidadosos ao reservar a casa de um estranho, a confiança é um dos elementos mais importantes do Airbnb. Uma forma concreta de estabelecer confiança é a revelação de dados pessoais. Este estudo explorou como o Airbnb, e os seus utilizadores, com um modelo sobre revelação de dados pessoais em descrições pessoais que pode ser usado para aumentar a intenção de reserva. Foi realizada uma pesquisa experimental online com duas condições (revelação de dados pessoais implícita versus explícita do anfitrião). Participaram 129 participantes holandeses e 71 participantes chineses. Contrariando as nossas expectativas, a linguagem implícita na revelação de dados pessoais pelo anfitrião do Airbnb resultou em mais confiança do que a linguagem explícita. Os hóspedes do Airbnb dos Países Baixos apresentaram maior intenção de reserva e mais confiança no anfitrião do Airbnb após lerem uma revelação de dados pessoais implícita em comparação com os hóspedes da China. Essas diferenças culturais desapareceram com o perfil explícito de revelação de dados pessoais.

Keywords : Comportamento do consumidor; marketing; confiança; economia partilhada; estudos interculturais; Airbnb.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )