SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A influência do assédio no local de trabalho no desempenho dos funcionários de hotéis: o papel mediador da inteligência emocional e resiliência psicológica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

BROEDER, Peter. Revelação de informações pessoais e confiança na economia partilhada: uma comparação intercultural. TMStudies [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.73-82.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190305.

O Airbnb é um dos negócios de crescimento mais rápido na economia partilhada. Neste mercado online, os anfitriões podem listar seus quartos extras, apartamentos ou casas como acomodações para os hóspedes do Airbnb em troca de dinheiro. Como os clientes tendem a ser cuidadosos ao reservar a casa de um estranho, a confiança é um dos elementos mais importantes do Airbnb. Uma forma concreta de estabelecer confiança é a revelação de dados pessoais. Este estudo explorou como o Airbnb, e os seus utilizadores, com um modelo sobre revelação de dados pessoais em descrições pessoais que pode ser usado para aumentar a intenção de reserva. Foi realizada uma pesquisa experimental online com duas condições (revelação de dados pessoais implícita versus explícita do anfitrião). Participaram 129 participantes holandeses e 71 participantes chineses. Contrariando as nossas expectativas, a linguagem implícita na revelação de dados pessoais pelo anfitrião do Airbnb resultou em mais confiança do que a linguagem explícita. Os hóspedes do Airbnb dos Países Baixos apresentaram maior intenção de reserva e mais confiança no anfitrião do Airbnb após lerem uma revelação de dados pessoais implícita em comparação com os hóspedes da China. Essas diferenças culturais desapareceram com o perfil explícito de revelação de dados pessoais.

Palavras-chave : Comportamento do consumidor; marketing; confiança; economia partilhada; estudos interculturais; Airbnb.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )