19 4Examining the relationship between online distribution channels and tourist satisfaction and loyalty 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

ULKU, Abdullah. Inteligência artificial baseada em modelos de linguagem de grande escala e integridade de provas e trabalhos no ensino superior: o caso dos cursos de turismo. []. , 19, 4, pp.21-34.   31--2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190402.

Há uma crescente preocupação em relação ao possível uso indevido do ChatGPT-4 comprometendo a integridade de exames e trabalhos académicos. Este estudo visa examinar as capacidades do ChatGPT-4 nas capacidades de pensamento crítico, avaliar se ele representa uma ameaça para exames e trabalhos no ensino superior e criar uma agenda de discussão sobre esse problema. Solicitou-se ao ChatGPT-4 que gerasse, respondesse e criticasse perguntas nas áreas de marketing turístico, gestão do turismo, economia do turismo, informação turística e gastronomia. As respostas foram avaliadas de acordo com padrões universais de pensamento crítico. Os resultados deste estudo mostraram que o ChatGPT-4 apresentou competência admirável em vários padrões de pensamento crítico e conseguiu produzir textos semelhantes aos humanos. No entanto, há certos domínios que podem ser aperfeiçoados para atender mais efetivamente às expetativas e normas académicas. Recomenda-se que os educadores adotem abordagens abrangentes que combinem técnicas tecnológicas e educacionais para lidar com o problema da fraude, facilitada por ferramentas como o ChatGPT-4, durante processos de avaliação e exames.

: Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM); Inteligência Artificial; ChatGPT; Educação em Turismo; Exames; Integridade.

        ·     ·     · ( pdf )