19 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

SAID, Heba    KAMEL, Noha Ahmed. Vinculando a e-liderança a comportamentos de trabalho inovadores e proativos em instituições de ensino superior de turismo: um modelo de mediação moderada utilizando SEM. []. , 19, 4, pp.47-60.   31--2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190404.

Os e-líderes devem incentivar os académicos a gerir as suas diversas exigências de trabalho e até mesmo ir além dessas exigências para inovar e alcançar um desenvolvimento sustentável em instituições educacionais. Este estudo visa examinar a relação entre a e-liderança, o comportamento de trabalho inovador e o comportamento de trabalho proativo tendo o empenho no trabalho como mediador. Os pesquisadores implementaram uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de uma pesquisa online com 398 académicos de instituições de ensino superior de turismo no Egito. Os resultados da modelação de equações estruturais forneceram forte suporte para o modelo proposto. Foi comprovado que a e-liderança tem uma relação positiva tanto com o comportamento de trabalho inovador como com o comportamento de trabalho proativo. O empenho no trabalho mostrou ter um papel mediador eficaz e significativo entre as variáveis examinadas. Além disso, foi comprovado que o departamento académico modera a relação entre a e-liderança e o comportamento de trabalho inovador, enquanto a idade não teve efeito de moderação nessa relação. O estudo chama a atenção para o papel da e-liderança em ajudar os académicos a lidar com a natureza dinâmica da investigação e da educação.

: E-liderança; comportamento de trabalho inovador; comportamento de trabalho proativo; empenho no trabalho; instituições de ensino superior de turismo.

        ·     ·     · ( pdf )