SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Liberation as Dependence: Reconceptualizing Emancipatory Education in The New Climatic Regime author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

WILDEMEERSCH, Danny. Velhos Mestres, Novas Interpretações: É Necessário Reconcetualizar a Emancipação?. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.6-8.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21258.

A educação emancipatória tornou-se um conceito importante para os pedagogos críticos a partir dos anos de 1960 e 1970. Diferentes ‘velhos mestres’ nesses tempos inspiraram autores da área da educação com a sua interpretação do conceito em causa. Hoje, os tempos mudaram profundamente. A questão neste momento é se essas interpretações são ainda válidas. É necessário reconsiderar essas interpretações? Em que medida as ideias dos ‘velhos mestres’ ainda são úteis? Que ideias caíram em desuso? Seis artigos abordam estas questões, a partir dos contributos de Paulo Freire, John Dewey, Bruno Latour, Ivan Illich, Jacques Rancière e Axel Honneth.

Keywords : educação emancipatória; interdependência; desafios societais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )