SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A Libertação Dependente: Voltar a Conceptualizar a Educação Emancipatória no Novo Regime Climático índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

WILDEMEERSCH, Danny. Velhos Mestres, Novas Interpretações: É Necessário Reconcetualizar a Emancipação?. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.6-8.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21258.

A educação emancipatória tornou-se um conceito importante para os pedagogos críticos a partir dos anos de 1960 e 1970. Diferentes ‘velhos mestres’ nesses tempos inspiraram autores da área da educação com a sua interpretação do conceito em causa. Hoje, os tempos mudaram profundamente. A questão neste momento é se essas interpretações são ainda válidas. É necessário reconsiderar essas interpretações? Em que medida as ideias dos ‘velhos mestres’ ainda são úteis? Que ideias caíram em desuso? Seis artigos abordam estas questões, a partir dos contributos de Paulo Freire, John Dewey, Bruno Latour, Ivan Illich, Jacques Rancière e Axel Honneth.

Palavras-chave : educação emancipatória; interdependência; desafios societais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )