SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Old Masters, New Meanings: Is There a Need to Reconceptualize Emancipation?Revisiting Rancière’s Concept of Intellectual Emancipation in Vocational Educational and Training Practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

GLEASON, Tristan. A Libertação Dependente: Voltar a Conceptualizar a Educação Emancipatória no Novo Regime Climático. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.9-22.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20107.

Bruno Latour argumenta que estamos a viver um Novo Regime Climático, no qual existem oposições binárias tais como Natureza / Cultura e Sujeito / Objeto que impedem o desenvolvimento de modos de fazer política que resultem da/em ação coletiva. O Novo Regime Climático exige recompor as relações humanas neste mundo que é mais do que humano, nas quais se incluem as políticas educativas contemporâneas cada vez mais chamadas a resolver problemas classificados sob o signo de ‘sociais’. Assim, os académicos têm-se questionado sobre o papel da educação na emancipação de indivíduos e grupos relativamente a forças sociais opressivas. No entanto, as alterações climáticas são um problema político diferente, no qual as lógicas de emancipação parecem quebrar-se. Este artigo coloca as conceções de Latour em diálogo com a prática da educação libertadora de Paulo Freire, de forma a equacionar como uma educação emancipatória pode gerar ações coletivas que afrontem o problema das alterações climáticas, entre outros, no presente.

Keywords : Latour; emancipação; Freire; alterações climáticas; política.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )