SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A Libertação Dependente: Voltar a Conceptualizar a Educação Emancipatória no Novo Regime ClimáticoA Experiência da Educação na Era da Anti-Política: Ler John Dewey na Terceira Década do Século XXI índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

TUR-PORRES, Gisselle; WILDEMEERSCH, Danny  e  SIMONS, Maarten. Revisitando o Conceito de Emancipação Intelectual de Rancière em Práticas de Ensino e Formação Profissional. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.23-40.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19957.

O documento discute o potencial emancipatório das práticas de Ensino e Formação Profissional (EFP) no Uruguai, que são geralmente associadas a discursos de trabalho e formação. O trabalho de Rancière sobre emancipação intelectual é considerado um guia que permite discutir os fenómenos estudados, como uma lente para observar e problematizar a emancipação em práticas concretas de nível heurístico. O artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro, é descrito o contexto das práticas de EFP no Uruguai. Segundo, são discutidos os principais conceitos de emancipação na educação de Rancière. Terceiro, é desenvolvido um diálogo entre trabalho empírico e teórico, a fim de explorar práticas concretas de EFP a partir do axioma da igualdade. Finalmente, o texto conclui com uma reflexão sobre novos significados da emancipação intelectual de Rancière que nos merecem mais atenção e nos permitem identificar outras formas de potencial emancipatório nas práticas de EFP, de forma a transcender a atual compreensão funcionalista predominante.

Palavras-chave : Rancière; emancipação intelectual; ensino e formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )