SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Revisiting Rancière’s Concept of Intellectual Emancipation in Vocational Educational and Training PracticesEcological Solidarity and Popular Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

BALDACCHINO, John. A Experiência da Educação na Era da Anti-Política: Ler John Dewey na Terceira Década do Século XXI. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.41-64.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19986.

O argumento de Dewey sobre a educação baseia-se no fato de que, como seres livres e inteligentes, temos o poder de desenvolver disposições. Mas num contexto em que a anti-política esterilizou a democracia, a leitura de Dewey revela a necessidade urgente de revisitar o seu método de experiência e experimentação. Revendo a crítica de Horkheimer a Dewey, que revela duas noções opostas de instrumentalismo, este ensaio conclui que, a menos que Dewey seja reavaliado pelo caráter não-identitário do seu pragmatismo, é provável que a sua filosofia da educação esteja em conformidade com o construtivismo social, onde o método Deweyano estará propenso ao que Maxine Greene chama de disjunção na cultura entre a vida cotidiana e a razão, onde desaparecem as “integrações” que Dewey valoriza na noção de experiência. É feita referência aqui à discussão de Lorraine Hansberry e James Baldwin sobre uma democracia que é mais uma “casa em chamas” do que um modo de vida associado.

Keywords : disposição; instrumentalismo; anti-política; democracia; educação; raça; as artes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )