SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Revisitando o Conceito de Emancipação Intelectual de Rancière em Práticas de Ensino e Formação ProfissionalSolidariedade Ecológica e Educação Popular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

BALDACCHINO, John. A Experiência da Educação na Era da Anti-Política: Ler John Dewey na Terceira Década do Século XXI. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.41-64.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19986.

O argumento de Dewey sobre a educação baseia-se no fato de que, como seres livres e inteligentes, temos o poder de desenvolver disposições. Mas num contexto em que a anti-política esterilizou a democracia, a leitura de Dewey revela a necessidade urgente de revisitar o seu método de experiência e experimentação. Revendo a crítica de Horkheimer a Dewey, que revela duas noções opostas de instrumentalismo, este ensaio conclui que, a menos que Dewey seja reavaliado pelo caráter não-identitário do seu pragmatismo, é provável que a sua filosofia da educação esteja em conformidade com o construtivismo social, onde o método Deweyano estará propenso ao que Maxine Greene chama de disjunção na cultura entre a vida cotidiana e a razão, onde desaparecem as “integrações” que Dewey valoriza na noção de experiência. É feita referência aqui à discussão de Lorraine Hansberry e James Baldwin sobre uma democracia que é mais uma “casa em chamas” do que um modo de vida associado.

Palavras-chave : disposição; instrumentalismo; anti-política; democracia; educação; raça; as artes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )