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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

VON KOTZE, Astrid. Solidariedade Ecológica e Educação Popular. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.85-99.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19952.

Este texto assenta no princípio que devemos ouvir a natureza e reconhecer a interconexão de todos os seres vivos. Destaco três princípios centrais da posição Freiriana sobre educação popular: intencionalidade política e preconceitos do educador; o diálogo como um processo epistemológico e ontológico; e a “vocação” da humanização. Partindo de uma lente ecofeminista, sugiro que solidariedade ecológica - ser uma parte de, em vez de apartada da natureza - deve ser tomada como fator essencial para qualquer educação no/do futuro. Isto faz com que se afaste a noção de emancipação de qualquer ideia de liberdade individual ou pessoal, e a alie a práticas de interdependência e de inter-relações como as inscritas no significado original da palavra “ubuntu”.

Palavras-chave : ecofeminismo; humanização; emancipação; solidariedade.

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