SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Solidariedade Ecológica e Educação Popular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

STOJANOV, Krassimir. Educação, Liberdade e Emancipação na Perspectiva da Teoria do Reconhecimento: Entrevista com Axel Honneth. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.100-105.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20178.

Nesta entrevista, Axel Honneth apresenta a sua perpectiva sobre uma educação que gera liberdade social, em oposição ao atual e predominante sentido que a entende como formação para a empregabilidade. Explica em que sentido a liberdade social como objetivo da educação se distancia das nocões de autonomia e emancipação. Axel Honneth enfatiza, ainda, como os poderes imaginativos das crianças podem ser significativos numa sociedade que se quer democrática.

Palavras-chave : educação; Bildung; reconhecimento; liberdade social; emancipação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )