SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Política Pública de Ação Afirmativa na Educação Superior para a População Cigana em Portugal: Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ኮ, ሎ.. Sobre uma Educação Colonial. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.7-19.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21559.

Na maioria das configurações mais comuns a nível mundial, o ensino superior é um processo de enculturação que perpetua atitudes, hierarquias, instituições e lógicas coloniais. Partindo de perspetivas que vão além das da europa ocidental, este artigo apresenta uma avaliação crítica desse entrincheiramento sistemático. Através de uma análise da construção e distintas experiências de ensino superior, exploramos os impactos de formas implícitas e explícitas de desumanização, discriminação, opressão e privilégio. Baseando-nos em tradições que têm sido largamente excluídas dos manuais escolares e listas de leitura das instituições de ensino superior, apontamos direções radicais que nos abrem novos horizontes. Estes futuros não se centram no descentrar do Euro-Ocidente per se, mas antes em cultivar processos de (re)construção de nós próprios, no contexto das nossas próprias culturas e tradições.

Palavras-chave : colonização; educação; ensino superior; desumanização; pós-colonial; descolonização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )