SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Política Pública de Ação Afirmativa na Educação Superior para a População Cigana em Portugal: Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE)Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

CAETANO, Willyan da Silva  e  SANAVRIA, Claudio Zarate. As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de História. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.41-60.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23284.

Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa que analisou a aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História em uma turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo explicativa e caráter intervencionista, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Neste trabalho fazemos uma análise específica do auxílio da Web 2.0 nesse processo. Os resultados apontam uma aceitação das ferramentas por parte dos estudantes e evidente facilitação da aprendizagem e desenvolvimento da consciência histórica a partir da interação e produção de conteúdo. As ferramentas utilizadas oferecem uma variada gama de caminhos e diversos formatos de informações e a familiaridade dos estudantes com tais recursos permitiu uma apropriação maior dos conteúdos.

Palavras-chave : web 2.0; sequência didática; tecnologias educacionais; ensino de história; práticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )