SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The Potential of a Didactic Sequence Using Web 2.0 for Teaching HistoryDiscipline as an Essential Factor to the Offer of Professional Education Integrated to High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

BENGO, Nádia. Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.61-83.  Epub July 26, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23404.

O estudo, com ênfase na metodologia Investigação - Ação, pretendeu compreender o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano. Com a disseminação da pandemia da COVID-19, o professor do ensino básico participou de uma atividade diferenciada de aperfeiçoamento profissional denominada “tele e rádio aulas” emitidas pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Rádio Nacional de Angola (RNA). Desta forma, informações coletadas indicam que, por ter um caráter prático, as tele e rádio aulas contribuíram para a melhoria da atuação docente do professor do ensino básico, isto é, o professor passou a recorrer regularmente ao apoio tutorial de profissionais de educação e a atividade reflexiva para o aperfeiçoamento das suas competências didático-pedagógicas resultando na melhoria de competências, como organização e contextualização dos conteúdos de ensino à realidade do aluno e maior conhecimento das orientações metodológicas das disciplinas do ensino básico.

Keywords : aperfeiçoamento profissional; tele e rádio aulas; professor do ensino básico; Angola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )