SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de HistóriaDisciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

BENGO, Nádia. Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.61-83.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.23404.

O estudo, com ênfase na metodologia Investigação - Ação, pretendeu compreender o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano. Com a disseminação da pandemia da COVID-19, o professor do ensino básico participou de uma atividade diferenciada de aperfeiçoamento profissional denominada “tele e rádio aulas” emitidas pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Rádio Nacional de Angola (RNA). Desta forma, informações coletadas indicam que, por ter um caráter prático, as tele e rádio aulas contribuíram para a melhoria da atuação docente do professor do ensino básico, isto é, o professor passou a recorrer regularmente ao apoio tutorial de profissionais de educação e a atividade reflexiva para o aperfeiçoamento das suas competências didático-pedagógicas resultando na melhoria de competências, como organização e contextualização dos conteúdos de ensino à realidade do aluno e maior conhecimento das orientações metodológicas das disciplinas do ensino básico.

Palavras-chave : aperfeiçoamento profissional; tele e rádio aulas; professor do ensino básico; Angola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )