SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1TV and Radio Broadcasting Classes: Primary School Teachers Continuing Professional DevelopmentElaboration of Hypothetical Learning Trajectories as an Opportunity for the Mathematics Teacher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SILVA, Lucas Melgaço  and  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.84-107.  Epub July 26, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20464.

Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.

Keywords : qualidade na educação; disciplina; ensino profissional; Ceará.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )