SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Tele e Rádio Aulas: Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino BásicoElaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

SILVA, Lucas Melgaço  e  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Disciplina como Fator Essencial à Oferta do Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.84-107.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20464.

Hodiernamente, o Estado do Ceará (Brasil) aparece no cenário nacional e internacional como referência de qualidade educacional, com alusão à política de ensino profissional integrado ao ensino médio. Na academia, é consenso que a educação esteja relacionada a fatores que podem definir implicações de sucesso ou insucesso escolar. Considerando aspectos relacionados à disciplina, a pesquisa ora apresentada teve objetivo de identificar e discutir a presença desse fator numa oferta de educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo de abordagem qualitativa entre 10 escolas profissionais, sendo 5 com mais sucesso acadêmico (44 indivíduos) e 5 com menos sucesso acadêmico (39 indivíduos), com base em resultados de avaliações externas. O estudo confirma a inevitabilidade da disciplina no desenvolvimento do trabalho pedagógico, ao tempo que contribui com a formação científica e profissional e concebe aportes teóricos à construção de novas pesquisas de melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave : qualidade na educação; disciplina; ensino profissional; Ceará.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )