SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Discipline as an Essential Factor to the Offer of Professional Education Integrated to High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; SANTOS, João Ricardo Viola dos  and  ROSSETTO, Hallynnee Hellenn Pires. Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.1, pp.108-133.  Epub July 26, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21772.

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino.

Keywords : educação matemática; formação de professores; trajetórias hipotéticas de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )