SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A Colaboração na Formação de Professores que Ensinam MatemáticaA Investigação Narrativa no Estudo da Aprendizagem de Professores de Matemática em Espaços Colaborativos Híbridos Universidade-Escola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

NACARATO, Adair; CUSTODIO, Iris Aparecida  e  FRARE, Rosangela Bertoldo. A Produção de Narrativas Pedagógicas como Processo Formativo em Contextos de Colaboração. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.11-33.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21782.

Este texto tem como objetivo apresentar indícios de como a colaboração se constitui em prática de formação e possibilita o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a partir da análise de excertos da narrativa de uma professora participante de um grupo colaborativo. Trata-se de uma professora da educação básica, que atua numa escola pública brasileira, com estudantes do ensino médio (14-17 anos). Discute-se a concepção de colaboração como prática de formação a partir dos estudos Vigotskianos e Bakhtinianos e o papel das narrativas pedagógicas como dispositivos de formação docente. A análise traz evidências do quanto a professora se apropriou dos princípios da cultura social de sala de aula de matemática defendidos no grupo e dos discursos que nele circulam, atuou na coconstrução de conhecimentos matemáticos com seus alunos, exerceu sua agência e se desenvolveu profissionalmente.

Palavras-chave : colaboração; desenvolvimento profissional; discurso matemático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )