SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The Production of Pedagogic Narratives as a Formative Process in Contexts of CollaborationCollaboration and Professional Development of Future Mathematics Teachers: an Experience in Supervised Curricular Internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

CRISTOVAO, Eliane Matesco  and  FIORENTINI, Dario. A Investigação Narrativa no Estudo da Aprendizagem de Professores de Matemática em Espaços Colaborativos Híbridos Universidade-Escola. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.34-60.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21792.

Este estudo descreve e discute a Investigação Narrativa como alternativa metodológica para estudar e compreender a aprendizagem de professores de matemática em comunidades colaborativas híbridas universidade-escola. Sob abordagem qualitativa, modalidade revisão sistemática denominada metassíntese, o corpus de análise é uma tese de doutorado que utilizou a Investigação Narrativa na perspectiva Relacional, tendo como questão norteadora: Que contribuições, limitações e possibilidades são evidenciadas pelo uso da Investigação Narrativa para investigar e compreender as aprendizagens docentes de professores de matemática que participaram de uma comunidade colaborativa híbrida ou fronteiriça entre universidade-escola? Os resultados da metassíntese evidenciam contribuições, desafios e possibilidades da Investigação Narrativa Relacional para investigar a aprendizagem docente em comunidades colaborativas híbridas, sobretudo quando os professores são também encorajados a investigar narrativamente suas práticas, com a colaboração dos formadores, e quando ambos os grupos assumem o compromisso de discutir e compreender o que e como aprendem neste contexto.

Keywords : metassíntese; investigação narrativa; grupo colaborativo; comunidade fronteiriça; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )