SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A Investigação Narrativa no Estudo da Aprendizagem de Professores de Matemática em Espaços Colaborativos Híbridos Universidade-EscolaColaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

BARBOSA, Cirléia Pereira  e  LOPES, Celi Espasandin. Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.61-83.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21678.

Este artigo apresenta um grupo de estudos formado por professores e futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado e analisa as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional dos licenciandos, ao revisitar encontros sobre planejamento e regência de aulas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola pública situada no interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Adotou-se a estratégia da triangulação para analisar os dados obtidos por meio dos seguintes instrumentos: narrativas escritas dos estagiários, transcrição das gravações em áudio dos encontros com o grupo de estudos e diário de campo de uma das pesquisadoras. O estudo evidenciou elementos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Matemática, sobretudo para a mobilização do conhecimento profissional dos licenciandos e para constituição de suas identidades docentes; e revelou a importância de espaços formativos - como o grupo de estudos constituído no Estágio - para o fortalecimento de parcerias colaborativas entre universidade e escola.

Palavras-chave : formação inicial de professores de matemática; desenvolvimento profissional; conhecimento profissional; identidade profissional; colaboração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )