SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Futuros Professores de Matemática: Uma experiência no Estágio Curricular SupervisionadoInterações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

GAMA, Renata Prenstteter  e  SOUSA, Maria do Carmo de. Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.84-104.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21283.

Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.

Palavras-chave : colaboração; iniciação à docência; formação inicial de professores; ensino superior; licenciatura em matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )