SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Collaboration as an Initial Teacher Education Methodology in Teaching SpacesCollaboration in the Context of Initial Mathematics Teachers’ Education in Distance Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MELO, Lucas; GIRALDO, Victor  and  ROSISTOLATO, Rodrigo. Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.105-131.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21357.

Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.

Keywords : formação de professores; docência compartilhada; licenciatura em matemática; interação entre professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )