SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à DocênciaA colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MELO, Lucas; GIRALDO, Victor  e  ROSISTOLATO, Rodrigo. Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.105-131.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21357.

Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.

Palavras-chave : formação de professores; docência compartilhada; licenciatura em matemática; interação entre professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )