SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Interactions Between a School Teacher and a University Lecturer in a Shared Teaching Experience in MathematicsTraining of Elementary School Teachers’ in Mathematical Modeling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

PRATES, Uaiana  and  MATOS, João Filipe. A colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no Brasil. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.132-153.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21773.

O presente artigo discute a colaboração no contexto da formação de professores de Matemática a distância. A partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, objetivou-se responder à seguinte questão: como os estudantes de Licenciatura em Matemática percebem a colaboração no contexto da Educação a Distância (EaD)? Foram entrevistados sete estudantes da Universidade Federal do Tocantins sobre as práticas desenvolvidas ao longo do curso. A teoria da aprendizagem situada e das comunidades de prática foram utilizadas como balizadoras na coleta e análise dos dados. Os futuros professores de Matemática destacam a colaboração entre os colegas como o grande motivo para sua permanência ao longo do curso. Ou seja, observa-se a importância da colaboração entre os pares para a manutenção das comunidades de prática na formação inicial de professores de Matemática. Apesar disso, os estudantes apontam para uma falta de atividades, propostas pelo curso, que favoreçam o trabalho colaborativo ou até mesmo em grupo.

Keywords : educação a distância; colaboração; formação de professores de matemática; comunidades de prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )