SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em MatemáticaFormação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

PRATES, Uaiana  e  MATOS, João Filipe. A colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no Brasil. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.132-153.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21773.

O presente artigo discute a colaboração no contexto da formação de professores de Matemática a distância. A partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, objetivou-se responder à seguinte questão: como os estudantes de Licenciatura em Matemática percebem a colaboração no contexto da Educação a Distância (EaD)? Foram entrevistados sete estudantes da Universidade Federal do Tocantins sobre as práticas desenvolvidas ao longo do curso. A teoria da aprendizagem situada e das comunidades de prática foram utilizadas como balizadoras na coleta e análise dos dados. Os futuros professores de Matemática destacam a colaboração entre os colegas como o grande motivo para sua permanência ao longo do curso. Ou seja, observa-se a importância da colaboração entre os pares para a manutenção das comunidades de prática na formação inicial de professores de Matemática. Apesar disso, os estudantes apontam para uma falta de atividades, propostas pelo curso, que favoreçam o trabalho colaborativo ou até mesmo em grupo.

Palavras-chave : educação a distância; colaboração; formação de professores de matemática; comunidades de prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )