SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Collaboration in the Context of Initial Mathematics Teachers’ Education in Distance Education in BrazilProfessional Development of Teachers Guiding Studies in Mathematical Education by Collaborative Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da  and  GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.154-180.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21788.

Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.

Keywords : educação matemática; modelagem matemática; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental; grupo colaborativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )