SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A colaboração no Contexto da Formação Inicial de Professores de Matemática da EaD no BrasilDesenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da  e  GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.154-180.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21788.

Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.

Palavras-chave : educação matemática; modelagem matemática; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental; grupo colaborativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )