SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Training of Elementary School Teachers’ in Mathematical ModelingConstituent Elements of Continuing Education Activity in Mathematics in the University-School Partnership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

GIUSTI, Neura Maria De Rossi  and  REUWSAAT, Jutta Cornelia. Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.181-204.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20933.

O artigo tem o objetivo de evidenciar como professoras do Ensino Fundamental, no papel de orientadoras de estudos, constroem seu desenvolvimento profissional em uma formação colaborativa em serviço. Foi realizada uma investigação qualitativa alicerçada pela dinâmica investigação-ação-formação. A análise dos dados foi realizada com base no modelo de desenvolvimento profissional idealizado por Clarke e Hollingsworth, categorizando-se as mudanças dos professores nos domínios pessoal, das práticas, externo e das consequências. As orientadoras de estudos foram protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois mobilizaram um conjunto de saberes próprios que, explícita e implicitamente, geraram mudanças em si mesmas e nos demais professores. As participantes foram mobilizadas, no decorrer da formação, para a perspectiva de transformação. Caso a transformação se estenda ao longo de práticas educativas futuras, é porque as mudanças foram profundas.

Keywords : educação matemática; desenvolvimento profissional; formação colaborativa; anos iniciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )