SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem MatemáticaElementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

GIUSTI, Neura Maria De Rossi  e  REUWSAAT, Jutta Cornelia. Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.181-204.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20933.

O artigo tem o objetivo de evidenciar como professoras do Ensino Fundamental, no papel de orientadoras de estudos, constroem seu desenvolvimento profissional em uma formação colaborativa em serviço. Foi realizada uma investigação qualitativa alicerçada pela dinâmica investigação-ação-formação. A análise dos dados foi realizada com base no modelo de desenvolvimento profissional idealizado por Clarke e Hollingsworth, categorizando-se as mudanças dos professores nos domínios pessoal, das práticas, externo e das consequências. As orientadoras de estudos foram protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois mobilizaram um conjunto de saberes próprios que, explícita e implicitamente, geraram mudanças em si mesmas e nos demais professores. As participantes foram mobilizadas, no decorrer da formação, para a perspectiva de transformação. Caso a transformação se estenda ao longo de práticas educativas futuras, é porque as mudanças foram profundas.

Palavras-chave : educação matemática; desenvolvimento profissional; formação colaborativa; anos iniciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )