SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Professional Development of Teachers Guiding Studies in Mathematical Education by Collaborative Training“Becoming” a Pedagogue: A Non-Formal Professional Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

TEIXEIRA, Maria Elídia  and  SOUZA, Neusa Maria Marques de. Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.205-227.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21794.

O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.

Keywords : parceria universidade e escola; teoria da atividade; coletividade; formação continuada em matemática; teoria histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )