SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Constituent Elements of Continuing Education Activity in Mathematics in the University-School Partnership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

DAROZ, Marlene  and  HICKMANN, Adolfo A.. “Formar-se” Pedagogo(a): Uma Experiência Profissional Não Formal. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.228-247.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.21918.

Formar-se é um caminho com várias etapas, num exercício permanente. O presente estudo foca-se na formação do pedagogo dentro da profissão, em contexto não formal. O objetivo é apresentar reflexões a partir de experiências da profissão em uma Organização da Sociedade Civil que atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, em Curitiba, Brasil. Um dos autores é a interlocutora das reflexões que foram fundamentadas nas produções de António Nóvoa (2006, 2009, 2017). A análise teve como base registros de um diário de trabalho. Os resultados indicam a necessidade de formação diferenciada do pedagogo para atuar em espaços não formais. A universidade precisa olhar para além dos seus muros e compreender o seu verdadeiro papel social. Com a experiência não formal, confirma-se que a verdadeira formação se aprende dentro da profissão, na interação com os sujeitos aprendentes.

Keywords : pedagogo; profissão; não formal; experiência profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )