Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Sisyphus - Journal of Education
Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640
Abstract
DAROZ, Marlene and HICKMANN, Adolfo A.. “Formar-se” Pedagogo(a): Uma Experiência Profissional Não Formal. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.228-247. Epub Sep 08, 2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.21918.
Formar-se é um caminho com várias etapas, num exercício permanente. O presente estudo foca-se na formação do pedagogo dentro da profissão, em contexto não formal. O objetivo é apresentar reflexões a partir de experiências da profissão em uma Organização da Sociedade Civil que atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, em Curitiba, Brasil. Um dos autores é a interlocutora das reflexões que foram fundamentadas nas produções de António Nóvoa (2006, 2009, 2017). A análise teve como base registros de um diário de trabalho. Os resultados indicam a necessidade de formação diferenciada do pedagogo para atuar em espaços não formais. A universidade precisa olhar para além dos seus muros e compreender o seu verdadeiro papel social. Com a experiência não formal, confirma-se que a verdadeira formação se aprende dentro da profissão, na interação com os sujeitos aprendentes.
Keywords : pedagogo; profissão; não formal; experiência profissional.