SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Redes de Colectivos de Jóvenes Periféricos y Prácticas Socioeducativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

BOBROWICZ-CAMPOS, Elzbieta Malgorzata; MATOS, Armanda Pinto da Mota; FESTAS, Isabel  y  SEIXAS, Ana Maria. Educação para os Media no Âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Um Estudo com Escolas Portuguesas que Integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.7-29.  Epub 13-Dic-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24720.

Este estudo qualitativo, integrado no projeto COMEDIG, teve por objetivo verificar em que medida os projetos educativos desenvolvidos por escolas portuguesas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania contemplam conteúdos de educação para os media. Os dados foram recolhidos a partir de documentos orientadores disponibilizados online por 227 estabelecimentos de ensino que, no ano letivo 2017/2018, integraram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Os conteúdos de interesse foram classificados nas categorias de acesso e uso, leitura e análise críticas e produção e expressão. A sua presença foi identificada em documentos orientadores de 85 estabelecimentos; contudo, apenas 55 deles enquadraram a sua implementação no âmbito da Estratégia supracitada. A classificação dos conteúdos, possível em 20 casos, mostrou a diversidade de estratégias de implementação. Estes resultados sugerem que a educação para os media é um domínio ainda em construção nas escolas portuguesas, exigindo uma abordagem holística.

Palabras clave : educação mediática; educação para a cidadania; análise curricular; educação pré-escolar e obrigatória; autonomia e flexibilidade curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )