SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Media Education Within the National Strategy for Citizenship Education: A Study with Portuguese Schools Integrating the Project for Autonomy and Curriculum FlexibilityInclusive Education and Teachers’ Perceptions of Lesson Planning and Lesson Work from a Student Inclusive Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo; BOMFIM, Natanael Reis  and  SANTANA, Jeanne Lopes. Redes de Coletivos de Jovens Periféricos e Práticas Socioeducativas. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.30-55.  Epub Dec 13, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24898.

Este estudo qualitativo, de caráter interpretativo/descritivo, teve como objetivo investigar o processo de formação dos coletivos de jovens de periferias urbanas, a fim de desvelar práticas socioeducativas que contribuíssem para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. O estudo foi apoiado pela Teoria e Método das Representações Sociais (Jodelet, 2001; Moscovici, 1961) e na Teoria Social de Rede (Barnes, 1987; Lago Júnior, 2005). A investigação empírica foi desenvolvida com coletivos de jovens periféricos, da cidade de Salvador, Bahia, Brasil e, para tal, aplicamos a entrevista individual, presencial e via celular/watsapp, aos lideres e representantes, e complementamos as informações pela rede social Facebook. No primeiro momento, essas informações foram tratadas pelo GEPHI/Cfinder e analisadas pelo método de redes sociais. Em seguida, a análise de conteúdo do discurso foi realizada (Bardin, 2011) e os resultados apontaram conexões e práticas socioeducativas significativas para o processo formativo desses jovens na Educação em Periferias Urbanas.

Keywords : redes sociais; práticas socioeducativas; periferias urbanas; jovens periféricos; política educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )