SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Educação Inclusiva e Percepções dos Professores sobre o Planeamento de Aulas Através da Perspetiva Inclusiva do EstudanteO Impacto do Tempo de Ensino da Leitura na Sala de Aula: A Iniciativa Política do Tempo de Leitura nos Primeiros Anos do Ensino no Paquistão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

BARBANTE, Cesário José Sanjambo  e  OLIVEIRA, Lia Raquel. Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino Superior. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.72-87.  Epub 13-Dez-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25316.

A utilização de redes sociais faz parte da rotina da maior parte das pessoas, de entre as quais constam os estudantes do ensino superior. Devido às restrições no acesso à internet em Angola, o Facebook Zero, uma extensão do Facebook que permite o acesso ao utilizador sem custo de internet, tem sido um meio alternativo de comunicação em rede para muitas pessoas. Assim, neste estudo objetivou-se despertar a possibilidade de utilização da rede social Facebook para fins educativos no ensino superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se numa perspetiva quantitativa de tipo empírico-descritiva. Os resultados revelam que a maioria dos participantes eram subscritores de, pelo menos, uma rede social, com maior incidência para a rede social Facebook; por outro lado, a utilização do Facebook Zero, sendo de acesso grátis, de fácil utilização e por meio de dispositivos móveis, pode ser potencializado para a educação, num contexto de educação emergencial.

Palavras-chave : comunicação; ensino superior; estudantes; internet; redes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )