SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino SuperiorVisão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

REHMAN, Atique ur. O Impacto do Tempo de Ensino da Leitura na Sala de Aula: A Iniciativa Política do Tempo de Leitura nos Primeiros Anos do Ensino no Paquistão. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.88-107.  Epub 13-Dez-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25397.

A leitura é, sem dúvida, um processo cognitivo altamente complexo. Por conseguinte, elaborar políticas para a sua melhoria é uma tarefa difícil. A atribuição eficaz de tempo para a leitura é especialmente importante para a melhoria da leitura nos primeiros anos de ensino. DeStefano (2012) ilustrou que, em condições iguais, os alunos que passam mais tempo de aula numa tarefa de aprendizagem têm melhor desempenho do que os alunos que passam menos tempo.

Já se verificou que as crianças chegam à escola com poucas ou nenhumas competências de leitura na língua de instrução, o que as coloca em ainda maior desvantagem. Os alunos que não conseguem atingir um determinado nível de leitura até ao final do 1º ano tendem a ficar para trás em todas as outras áreas de desenvolvimento cognitivo (Stanovich, 1986).

Este estudo explora a iniciativa política do tempo de leitura e analisa o seu desenvolvimento e implementação nas aulas nos primeiros anos de ensino no Paquistão. É um estudo com uma abordagem de métodos mistos, que combina dados tanto qualitativos como quantitativos. O estudo revelou elementos que contribuem para melhorar as competências de leitura nos primeiros anos de ensino, e em particular ajudam a diminuir o número de pontuações nulas nos alunos e apoiam os departamentos de educação para que alcancem os padrões de desempenho.

Palavras-chave : tempo de ensino da leitura; iniciativa política nos primeiros anos de ensino; fluência de leitura oral (ORF).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )