SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The Impact of Reading Instructional Time in the Classroom: Early Grade Reading Time Policy Initiative in Pakistan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MELLO, José André Villas Boas; SARMENTO JUNIOR, Ocimar de Oliveira; BERNARDES, Bauer de Oliveira  and  MAGALHAES, Cristiane Rosa. Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.108-124.  Epub Dec 13, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24938.

Este estudo tem o objetivo de verificar as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação a inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares. Destaca a importância das atualizações curriculares que discutam as demandas mundiais e as locais. O estudo é exploratório de natureza qualitativa com recorte transversal para análise de conteúdo de uma questão aberta direcionada a 37 docentes da instituição brasileira estudada, já o quantitativo de respondentes foi estabelecido com base no princípio de saturação em estudos qualitativos. Conclui-se que a educação ambiental deve estar nas escolas como engrenagem do processo de edificação de referências para a sustentabilidade. E que as experiências docentes não se esgotam na formação inicial. A realidade de mundo influencia na forma de pensar, agir e na forma de ensinar.

Keywords : sustentabilidade; ensino; docente; percepção; conteúdos escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )