SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3El Impacto del Tiempo de Instrucción de Lectura en el Aula: Iniciativa de Política de Tiempo de Lectura Temprana en Pakistán índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

MELLO, José André Villas Boas; SARMENTO JUNIOR, Ocimar de Oliveira; BERNARDES, Bauer de Oliveira  y  MAGALHAES, Cristiane Rosa. Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.108-124.  Epub 13-Dic-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24938.

Este estudo tem o objetivo de verificar as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação a inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares. Destaca a importância das atualizações curriculares que discutam as demandas mundiais e as locais. O estudo é exploratório de natureza qualitativa com recorte transversal para análise de conteúdo de uma questão aberta direcionada a 37 docentes da instituição brasileira estudada, já o quantitativo de respondentes foi estabelecido com base no princípio de saturação em estudos qualitativos. Conclui-se que a educação ambiental deve estar nas escolas como engrenagem do processo de edificação de referências para a sustentabilidade. E que as experiências docentes não se esgotam na formação inicial. A realidade de mundo influencia na forma de pensar, agir e na forma de ensinar.

Palabras clave : sustentabilidade; ensino; docente; percepção; conteúdos escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )