SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3O Impacto do Tempo de Ensino da Leitura na Sala de Aula: A Iniciativa Política do Tempo de Leitura nos Primeiros Anos do Ensino no Paquistão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MELLO, José André Villas Boas; SARMENTO JUNIOR, Ocimar de Oliveira; BERNARDES, Bauer de Oliveira  e  MAGALHAES, Cristiane Rosa. Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.108-124.  Epub 13-Dez-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.24938.

Este estudo tem o objetivo de verificar as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação a inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares. Destaca a importância das atualizações curriculares que discutam as demandas mundiais e as locais. O estudo é exploratório de natureza qualitativa com recorte transversal para análise de conteúdo de uma questão aberta direcionada a 37 docentes da instituição brasileira estudada, já o quantitativo de respondentes foi estabelecido com base no princípio de saturação em estudos qualitativos. Conclui-se que a educação ambiental deve estar nas escolas como engrenagem do processo de edificação de referências para a sustentabilidade. E que as experiências docentes não se esgotam na formação inicial. A realidade de mundo influencia na forma de pensar, agir e na forma de ensinar.

Palavras-chave : sustentabilidade; ensino; docente; percepção; conteúdos escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )