SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Eveil aux Langues and Intercomprehension for Brazilian Students: Contributing to the Awakening and Strengthening of Students' Positive Attitudes Towards Linguistic and Cultural Diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CERNY, Rosely Zen; ROCHA, Julia Maria Gerhardt da  and  SOARES NETO, Francisco Fernandes. Criação de Tecnologias Educacionais Digitais pelos Sujeitos da Escola: Um Processo de Emancipação. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.7-21.  Epub Mar 21, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25417.

Este artigo analisa se, e como, a criação e o desenvolvimento de tecnologias digitais por professores da educação básica subsidiam o processo de apropriação crítica das tecnologias no sentido de sua emancipação como docente. A pesquisa parte de materiais produzidos em encontros com professores de três escolas públicas. A análise de conteúdo resultou na emersão das categorias: 1 - falta de autonomia em relação às tecnologias 2 - desenvolvimento de uma perspectiva crítica de tecnologias; e 3 - caminhos para integração crítica de tecnologia na escola - que resultaram em duas subcategorias: 3.1 - Adaptação crítica de tecnologias; e, 3.2 - Criação de novas tecnologias a partir do currículo da escola. Evidencia-se que a escola se mostra como um espaço privilegiado para a produção de tecnologias educacionais que partam das necessidades reais dos seus sujeitos, para contribuir com a superação dos desafios históricos e a transformação efetiva da educação contemporânea.

Keywords : tecnologia educacional; participação dos professores; prática docente; pensamento crítico; design de currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )