SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Eveil aux Langues e Intercompreensão para Alunos Brasileiros: Uma Ação em Favor da Abertura à Diversidade Linguística e Cultural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CERNY, Rosely Zen; ROCHA, Julia Maria Gerhardt da  e  SOARES NETO, Francisco Fernandes. Criação de Tecnologias Educacionais Digitais pelos Sujeitos da Escola: Um Processo de Emancipação. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.1, pp.7-21.  Epub 21-Mar-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.25417.

Este artigo analisa se, e como, a criação e o desenvolvimento de tecnologias digitais por professores da educação básica subsidiam o processo de apropriação crítica das tecnologias no sentido de sua emancipação como docente. A pesquisa parte de materiais produzidos em encontros com professores de três escolas públicas. A análise de conteúdo resultou na emersão das categorias: 1 - falta de autonomia em relação às tecnologias 2 - desenvolvimento de uma perspectiva crítica de tecnologias; e 3 - caminhos para integração crítica de tecnologia na escola - que resultaram em duas subcategorias: 3.1 - Adaptação crítica de tecnologias; e, 3.2 - Criação de novas tecnologias a partir do currículo da escola. Evidencia-se que a escola se mostra como um espaço privilegiado para a produção de tecnologias educacionais que partam das necessidades reais dos seus sujeitos, para contribuir com a superação dos desafios históricos e a transformação efetiva da educação contemporânea.

Palavras-chave : tecnologia educacional; participação dos professores; prática docente; pensamento crítico; design de currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )